Ei galera, tá pensando em estudar no Canadá? Bora falar sobre isso!
O lance é que a educação canadense é top demais! Imagina só: excelência acadêmica, uma galera de todos os cantos do mundo, programas inovadores com pesquisa de ponta, e um ambiente super acolhedor. Ah, e não dá pra esquecer da chance de ficar por lá depois, né?
Agora, se você tá querendo dar aquele upgrade na carreira ou até mesmo começar sua jornada profissional no Canadá, é importante sacar as diferenças entre colleges e universidades canadenses. Vamos junto nessa!
Aprender na prática: tecnologia, negócios, saúde, turismo, design, culinária e outros.
Cursos mais rápidos (de 1 a 3 anos).
Ganhar experiência profissional no Canadá (e quem sabe até ficar por lá!).
Um perfil mais acadêmico: ciências, humanas, artes, engenharia, medicina, finanças…
Encara um curso mais longo (3 a 4 anos).
Tá afim de mergulhar fundo em pesquisas.
Também quer a chance de imigrar pro Canadá.
17 anos ou mais.
Ensino médio completo ou graduação.
Inglês top (TOEFL, IELTS) ou francês (TEF) pra quem prefere.
Começa em janeiro, maio ou setembro.
Então, é o seguinte: antes de se inscrever, você precisa provar que manja do idioma. Geralmente, rola com certificados tipo TOEFL, IELTS, CAEL ou outros testes de proficiência. Se seu inglês ainda não tá nos trinques, relaxa! Dá pra fazer um curso intensivo antes de começar a faculdade. O tempo que vai levar depende do seu nível e de como você se sai nas aulas.
Opa, pode sim! Se você tiver estudando num College público, dá pra trabalhar meio-período (até 20 horas por semana) pra fazer uma graninha extra. Geralmente, os trampos são em restaurantes, lojas, cafeterias… Mas não esquece que estudar fora é puxado, viu? Vai ter que focar nos estudos e trabalhos em grupo, então não conta muito com esse dinheiro extra. É bom se programar financeiramente!
Meu conselho? Comece a planejar com 8 meses a 1 ano de antecedência. A maioria dos cursos começa em setembro, e alguns são bem concorridos. Quanto antes você começar, melhor! Ah, e se precisar melhorar seu inglês, conta mais tempo pra estudar e tirar o certificado de proficiência.
Claro que pode, meu chapa! Se seu curso durar mais de nove meses, você pode pedir um visto de trabalho que dura de nove meses a três anos. Mas atenção: o tempo de trabalho não pode ser maior que o tempo que você estudou. Tipo, se você estudou por dois anos, pode trabalhar por dois anos. E se tiver pensando em imigrar, tem umas opções bem legais. Fala com seu consultor!
Aqui a coisa é diferente, meu caro. As faculdades canadenses pedem o pagamento integral do período antes de começar as aulas. Os estudantes locais geralmente financiam com o banco. Então, já se prepara pra essa!
Toggle Content
Olha, vou ser sincero: a maioria das bolsas é só pra estudantes canadenses. Mas não desanima! Algumas instituições oferecem bolsas pra brasileiros também. Vale a pena dar uma pesquisada!
Algumas faculdades oferecem sim, é o famoso Co-op. Mas fica ligado: a maioria dos programas de Co-op pra estudantes internacionais rola depois que você termina o curso. Pode ser remunerado ou não, e as escolas ajudam você a se preparar pra conseguir a vaga. Ah, e quando você se matricula, já escolhe se quer o programa com Co-op ou não.
Normalmente, as aulas começam em setembro, que é o início do ano letivo no Canadá. Mas se o curso for bem popular, pode ter outras datas de início, tipo janeiro ou maio.
Então, além do inglês ou francês, você precisa ter terminado o ensino médio. Dependendo da faculdade e do curso, pode ser que peçam suas notas em matérias específicas de Exatas, Ciências ou Humanas. E pra alguns cursos, você ainda tem que mostrar um portfólio. Cada lugar tem suas regras, então fica esperto!
Olha, é possível, mas não é tão simples. Cursos como Administração, TI e Design têm mais chance de serem aceitos. Você vai precisar do seu histórico escolar do Brasil, com todos os detalhes das matérias que você estudou, traduzido por um tradutor juramentado. A faculdade canadense vai analisar tudo e ver se dá pra eliminar algumas matérias. Mas atenção: eles podem rejeitar tudo se não reconhecerem a sua faculdade brasileira. É um processo bem complicado e demorado, viu?
Faça uma avaliação de perfil gratuita. Preencha o formulário abaixo e retornaremos com o melhor caminho pra ti.
A Domus Hub Education, sediada no Canadá, é especializada em educação canadense. Nós ajudamos você a encontrar o programa certo para seu Plano Canadá.
© All Rights Reserved - Domus Hub Education ©