Situada a cerca de 100km de Vancouver, Cidade de Victoria é a capital da província de British Columbia, e foi batizada em homenagem à Rainha Victoria, do Reino Unido. A cidade guarda uma extensa herança da época de colônia, sendo visível a influência britânica na arquitetura, nos espaços públicos e na cultura. Sua população tem cerca de 360 mil habitantes – 18% com mais de 65 anos.
Victoria é conhecida internacionalmente como a “Cidade dos Jardins”, graças aos seus belíssimos parques, ruas floridas e clima ameno. A qualidade de vida também floresce na cidade: Cidade de Victoria foi considerada a terceira cidade com melhor igualdade de gênero do Canadá e uma das dez cidades mais amigáveis do mundo pela revista Condé Nast . A pequena e romântica cidade é um paraíso para moradores e turistas de todo o mundo.
Trabalho
Apesar da grande quantidade de aposentados, Victoria já foi considerada a melhor cidade do Canadá para profissionais jovens. A cidade teve o menor índice de desemprego do país em 2018 – apenas 3,4% – e enfrenta uma falta de profissionais qualificados, por isso incentiva a contratação de trabalhadores estrangeiros para suprir a demanda.
O setor tecnológico é o mais importante, movimentando cerca de 5 bilhões de dólares por ano e gerando mais de 16.000 empregos na região. Cidade de Victoria foi considerada uma das 10 melhores cidades canadenses para profissionais de TI, segundo o 2019 Canadian Tech Talent Report , demonstrando um dos maiores crescimentos dos últimos anos.
Victoria também aparece na lista das 150 melhores cidades do mundo para startups da StartupBlink, atraindo empreendedores do mundo todo. A região dispõe do VIATEC, uma associação que promove a inovação e o desenvolvimento das empresas do setor.
Educação
Victoria tem três instituições de ensino superior: University of Victoria (UVic), Royal Roads University (RRU) e Camosun College.
Com mais de 20 mil alunos, a UVic é uma das instituições mais antigas de BC, e foi considerada a segunda universidade mais completa do Canadá por três anos consecutivos. A instituição também está entre as 500 melhores do mundo no ranking da Times Higher Education.
Victoria também é um excelente destino para intercâmbio. Adolescentes podem ter a experiência de estudar em uma escola de ensino médio (high school) canadense e morar com uma família local através do programa de homestay.. Adultos podem estudar inglês em uma das excelentes escolas de idioma, como a GEOS, Global Village, Inlingua, Sprachcaffe e Sprott Shaw College.
Mais inglesa do que a própria Inglaterra, Victoria oferece a chance de experimentar a cultura britânica e canadense ao mesmo tempo.
Moradia
De acordo com um estudo de 309 cidades em 8 países, o mercado imobiliário de Victoria é considerado o 16º menos acessível do mundo . A moradia, no entanto, é bem mais barata do que em outras cidades canadenses como Vancouver (2), Toronto (7) e London (15).
Outro estudo mostra que Victoria tem o 4º aluguel mais alto do país. Um apartamento de um quarto na cidade custa, em média, CAD$ 1.590 por mês. Segundo a RE/MAX, a tendência é que os preços continuem altos por um bom tempo, devido à alta demanda. Entre os bairros mais procurados estão: Fairfield, Rockland, Gonzales, James e Downtown.
Transporte
Como Victoria está numa ilha, a melhor forma de chegar até a cidade é de ferry. A empresa BCFerries faz a ligação entre Victoria e o terminal de Tsawwassen, em Vancouver. O trajeto dura 1h35min e custa CAD$ 17.20. Também há ferries para outras partes de BC e também para Seattle, nos Estados Unidos.
Dentro da cidade, 46% da população caminha ou usa o transporte público para ir ao trabalho. As linhas de ônibus são operadas pela BCTransit e ligam o centro com todas as regiões da cidade. As passagens custam CAD$ 2.50. Há passes diários e mensais disponíveis, custando CAD$ 5 e CAD$ 85, respectivamente. Também há descontos para idosos, jovens e estudantes universitários.
Outra opção é usar a bicicleta. Considerada a capital do ciclismo no Canadá, Victoria dispõe de uma extensa rede de ciclovias em constante expansão. Além disso, duas vezes por ano acontece o Bike to Work Week, uma semana dedicada à utilização da bicicleta para ir e voltar do trabalho.
Victoria tem seu próprio aeroporto internacional, com vôos diretos para Toronto, Montreal, Seattle, San Francisco e alguns destinos de férias. Também é muito comum ver hidroaviões pousando e decolando do porto de Victoria, no centro da cidade.
Clima
Graças à sua localização junto ao Pacífico, correntes oceânicas mantém o clima da cidade bem ameno, sem temperaturas extremas. No inverno, as temperaturas oscilam entre 8 e 4°C. Já no verão, ficam entre 20 e 11°C.
Victoria também é uma das regiões mais secas e ensolaradas de BC. Chove cerca de 608mm por ano – bem menos que Vancouver, onde chove cerca de 1.589mm por ano. Cerca de dois terços de toda precipitação anual acontece entre novembro e fevereiro. Pode nevar, mas é bem difícil. Praticamente um terço de todos os invernos não tiveram neve considerável.
Turismo e lazer
Victoria é um destino muito popular, recebendo cerca de 3,5 milhões de visitantes todos os anos. A cidade oferece atrativos para todas as estações do ano, incluindo belos parques, atividades ao ar livre e edifícios históricos, reconhecidos pela belíssima arquitetura Vitoriana da época colonial.
A gastronomia também é um dos pontos fortes da cidade. Se você gosta de comer fora, opção é o que não falta! Victoria tem a segunda maior quantidade de restaurantes per capita de toda a América do Norte, ficando atrás apenas de San Francisco.
Também há muitos pubs na cidade. Entre os principais estão o Irish Times, considerado o melhor pub irlandês da América do Norte, o Bartholomew’s Pub, um dos favoritos dos locais, e o The Churchill, que tem cerca de 50 tipos de cerveja nas torneiras.
Estes são alguns dos principais atrativos para conhecer em Victoria:
Butchart Gardens
Considerado um dos melhores jardins do mundo pela CNN, National Geographic e USA Today, este parque recebe mais de um milhão de visitantes por ano. Há jardins temáticos, como. Pode ser visitado em todas as estações, mas a primavera no local é um espetáculo. No Natal, os jardins ficam decorados com milhares de luzinhas, deixando a paisagem ainda mais bonita.
Chinatown
A Chinatown de Victoria é a mais antiga do Canadá e a segunda mais antiga da América do Norte, atrás de San Francisco. O bairro é decorado com lanternas vermelhas e possui uma boa seleção de bares, restaurantes e lojas. É neste bairro que fica a Fan Tan Alley, considerada a rua mais estreita do país. O trecho mais estreito tem apenas 90cm de largura!
Inner Harbour
O porto de Victoria e o seu entorno ficam no coração da cidade, uma zona com muitos prédios históricos, além de shows e festivais durante os meses de verão.
Entre as principais atrações estão os prédios do parlamento (Parliament Buildings), que podem ser visitados pelo público. À noite, os edifícios são iluminados com mais de 3.000 lâmpadas.
Outro local famoso é o Fairmont Empress, um hotel de luxo que parece um castelo. A estadia é cara, mas vale a pena entrar para tomar um chá. Mais de 500 mil xícara de chá inglês são servidas por ano aqui.
Fisherman’s Wharf
Próximo ao Inner Harbour fica o Fisherman’s Wharf, um pier de pescadores que também oferece quiosques, lojas e restaurantes. O local é famoso pelas casinhas flutuantes, onde os pescadores moram. Lá é possível ver lobos marinhos, gaivotas, lontras e outros animais.
Beacon Hill Park
Um grande parque no centro da cidade, com mais de 75 hectares de bosques, jardins, playground, quadras esportivas e um pequeno zoológico. O parque abriga o quarto totem mais alto do mundo, com 38m de altura. O parque também marca a Milha 0 da Rodovia Trans-Canadense, uma rota com mais de 7.800km que atravessa o país.
Art Gallery of Greater Victoria
Este museu tem a maior coleção de arte de British Columbia, com mais de 20.000 obras, muitas delas de origem asiática. Devido ao espaço limitado, apenas 5% da coleção é exibida ao público. As galerias ficam dentro da Spencer Mansion, uma mansão em estilo Vitoriano do século 19 que foi renovada para receber o museu.
Royal BC Museum
Também conhecido como Columbia Museum, este é um museu de história natural e humana, com mais de 7 milhões de itens em sua coleção. Além das exposições, há também um cinema IMAX com a maior tela de toda a British Columbia.
Maritime Museum of British Columbia
Este museu dedicado a história marítima de BC tem mais de 800 modelos de navios, além de fotos, mapas e registros históricos. O edifício tem um dos elevadores mais antigos da América e do mundo, construído em 1899 e funcionando até hoje.
Hatley Castle
Localizado no campus da Royal Roads University, este castelo já foi residência, colégio militar e centro de treinamento naval. Hoje, é um patrimônio histórico que já serviu de cenário para filmes e séries como Deadpool, X-Men, Arrow e Smallville.
Mergulho
Victoria foi eleita um dos melhores destinos do mundo para mergulho graças à sua grande biodiversidade e água cristalina. Há pelo menos três colônias de orcas – também conhecidas como baleias assassinas – com mais de 80 animais. Também é possível ver os destroços de navios da Segunda Guerra Mundial e até um Boeing 747, que afundou na costa em 2006. Há mergulhos para todos os níveis de experiência, dos mais novatos aos profissionais, mas prepare-se para a água gelada, que varia entre 8 e 12ºC.
Festivais
O calendário de Victoria é repleto de festivais, principalmente nos meses de verão. Entre os principais estão o JazzFest, um festival de 10 dias com renomados artistas de jazz e blues; o Symphony Splash, uma performance anual da orquestra de Victoria no meio da água; e o Rifflandia, o festival de música que marca o fim do verão. Há também festivais de cerveja, vinhos, queijos e, é claro, flores.